top of page
d19oezv-344a42a9-9eb2-474a-8bc4-f781e506df36.jpg

FISIOLOGIA

"A Fisiologia é a parte da Biologia voltada para o estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura que compõe um ser vivo." - SANTOS, Vanessa Sardinha.

WhatsApp Image 2022-10-21 at 11.41.26.jpeg

HIPÓFISE

   Tem a função reguladora em todo o sistema endócrino, sendo chamada de chamada “glândula mestre” do corpo. A hipófise compõe-se de duas partes, sendo: a neuro-hipófise e a adeno.

   A neuro-hipófise armazena e libera hormônios sendo a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH), são transportados por axônios e liberados no leito capilar neuro-hipofisário.

   Adeno-hipófise produz e secreta hormônios, sendo, Growth Hormone (GH) ou hormônio do crescimento, hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), hormônio tireoestimulante (TSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo-estimulante (FSH) e Prolactina.

image-20.png

GLÂNDULA PINEAL

   As células endócrinas da glândula pineal produzem melatonina, serotonina e outros hormônios peptídeos. A atividade dessas células é influenciada por uma cadeia de neurônios. A melatonina possui efeitos gonadotróficos que são importantes para a sazonalidade dos ciclos reprodutivos em determinadas espécies, como o equino e o ovino.

WhatsApp Image 2022-10-21 at 12.04.19.jpeg

GLÂNDULA TIREÓIDE

   Os hormônios produzidos pela glândula tireoide controlam a taxa metabólica, o crescimento, a temperatura do corpo, o metabolismo de carboidratos e os níveis de cálcio no corpo. A atividade secretora da glândula tireoide é regulada pela tireotropina (TSH), um hormônio da adeno-hipófise.

   O hipertireoidismo leva a um aumento no metabolismo e os animais parecem inquietos e nervosos, às vezes agressivos, isso faz com que o organismo diminua o metabolismo, o crescimento e a atividade. Hipotireoidismo congênito resulta em raquitismo e retardo mental. (opcional colocar no site)

images.jfif

GLÂNDULA PARATIREÓIDE

   As glândulas paratireoides produzem o paratormônio, o qual regula as concentrações séricas de cálcio e fósforo ao regular o metabolismo no interior dos ossos, a absorção do trato gastrintestinal e a excreção na urina.

glandulas_suprarrenais.jpg

GLÂNDULA ADRENAL

   O córtex suprarrenal produz hormônios denominados corticoides, que regulam o equilíbrio mineral (mineralocorticoides) e o metabolismo dos carboidratos (glucocorticoides). Os hormônios androgênicos contribuem para a formação dos órgãos genitais masculinos.

   A medula suprarrenal produz os neurotransmissores adrenalina e noradrenalina. A adrenalina estimula o sistema nervoso simpático, enquanto a noradrenalina influencia a pressão sanguínea.

pancreas.png

ILHOTAS PANCREATICAS

   As ilhotas possuem células de diversos que produzem glucagon e insulina, ambas afetam o metabolismo dos carboidratos. A produção insuficiente de insulina resulta em diabetes melito.

      Elas são um conjunto de células que produzem os hormônios responsáveis pelo controle glicêmico e representa no máximo 2% do volume do pâncreas

   

558292.gif

PARAGÂNGLIOS

 Sua principal função é funcionar como quimiorreceptores para a regulação da respiração.

WhatsApp Image 2022-10-21 at 13.34.26.jpeg

PÂNCREAS

    Este por sua vez possui possui funções endócrinas e exócrinas. Seu lado endócrino possui as ilhotas de Langerhans (ilhotas pancreáticas), e por elas serão produzidos diferentes hormônios.

WhatsApp Image 2022-10-21 at 13.48.29.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-21 at 13.52.56.jpeg

GÔNADAS

     Os ovários são órgãos do sistema genital feminino responsáveis por produzir as células reprodutivas femininas e os hormônios sexuais denominados de estrógeno e progesterona.

    Já os testículos "produzem hormônios, sendo o principal a testosterona e também as células reprodutivas, sendo essas os  espermatozoides."

REFERÊNCIAS

KONIG, H. E., et al. Anatomia dos animais domésticos. São Paulo. ARTMED. 2014.

RAMOS, M. F. C. A função da glândula pineal no tratamento de doenças | Colunistas. 2022. Disponível em: https://www.sanarmed.com/a-funcao-da-glandula-pineal-no-tratamento-de-doencas-colunistas-projetoq2-2022. Acesso em: 21 out. 2022.

UFVJM. Paratireoide. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://famed.ufvjm.edu.br/dissecarte/wp-content/uploads/2021/01/PARATIREOIDE.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

DRIELY, A., et al. Sistema endócrino: glândula tireoide. Disponível em: https://pt.slideshare.net/jacquelinegomes001/tireoide-anatomia-veterinaria. Acesso em: 21 out. 2022.

SANAR. Resumo sobre glândulas adrenais: anatomia, histologia, hormônios e doenças. Disponível em: https://www.sanarmed.com/resumo-sobre-glandulas-adrenais-anatomia-histologia-hormonios-e-doencas. Acesso em: 21 out. 2022.

BEATRIZ. Conhecendo o pâncreas. Disponível em: https://traidapelopancreasblog.wordpress.com/2016/09/23/pancreas/. Acesso em: 21 out. 2022.

EUROPEAN SOCIETY OF RADIOLOGY. Disponível em: https://epos.myesr.org/posterimage/esr/seram2014/124227/mediagallery/558292?deliveroriginal=1. Acesso em: 21 out. 2022.

Klein B. G. Cunningham tratado de fisiologia veterinária. 5 ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2014.

CENTRALX. Glândulas Suprarrenais. 2018. Disponível em: https://www.atlasdocorpohumano.com/p/imagem/sistema-endocrino/glandulas-endocrinas/glandulas-suprarrenais/. Acesso em: 02 nov. de 2022.

bottom of page