top of page
Dog_anatomy_anterior_view.jpg

ANATOMIA

"Anatomia é a ciência ou área que se encarrega de estudar a estrutura do corpo. O termo deriva de forma indireta do grego “anatome”, o qual é formado por “ana”, que significa “partes”, e “tome”, que significa “corte”." - SOUSA, Priscila, 2022.

HIPÓFISE

      Localizado na base do cérebro, trata-se de um pequeno órgão ímpar sob o diencéfalo na fossa hipofisial do osso basisfenoide entre o quiasma óptico e o corpo papilar.

WhatsApp Image 2022-10-21 at 11.41.26.jpeg

1

Figura 9: Encéfalo em secção mediana. O número 1 presente na imagem é a hipófise. (Fonte: DONE, 2009).

GLÂNDULA PINEAL

      A glândula pineal pertence ao diencéfalo, localizado no epitálamo, cuja estrutura se assemelha a uma pinha. O tamanho da glândula pineal apresenta grande variação entre espécies. É inervada por fibras simpáticas pós-ganglionares do gânglio cervical craniano que se projetam para o órgão no interior da adventícia de pequenos vasos sanguíneos.

image-20.png

Figura 10: Glândula Pineal. (Fonte: RAMOS, 2022).

GLÂNDULA TIREÓIDE

      A glândula tireoide se localiza dos dois lados e ventral à traqueia em sua parte mais cranial, e às vezes se sobrepõe à laringe. Em todos os mamíferos domésticos, com exceção do suíno, ela compõe-se de um lobo esquerdo e um lobo direito conectados caudalmente por uma faixa de tecido conectivo (istmo) que se prolonga no lado ventral da traqueia.

WhatsApp Image 2022-10-21 at 12.04.19.jpeg

Figura 11: Glândula tireóidea de um cão. com traqueia e laringe (aspecto ventral. (Fonte: DRIELY, Et al. 2014).

GLÂNDULA PARATIREÓIDE

      As glândulas paratireoides são pequenas estruturas epiteliais pareadas bilateralmente, localizadas tanto no interior da glândula tireoide quanto próximas de sua cápsula. Essas glândulas se desenvolvem a partir do epitélio da terceira e da quarta bolsa faríngea.

images.jfif

Figura 12: Esquema anatômico presente a glândula paratireoide. (FONTE: UFVJM).

GLÂNDULA ADRENAL

   As glândulas adrenais pares situam-se craniomedialmente ao rim correspondente em uma posição retroperitoneal no teto do abdome. Cada glândula suprarrenal se compõe de dois tecidos endócrinos estrutural e funcionalmente diferentes de origens embriológicas diversas, sendo o Córtex externo e Medula interna.

glandulas_suprarrenais.jpg

Figura 13: Esquema anatômico presentes as glândulas adrenais. (Fonte: CENTRALX, 2018.).

ILHOTAS PANCREÁTICAS

      São células arredondados, dispostas em cordões, em volta dos quais existe uma abundante rede de capilares sanguíneos com células endoteliais fenestradas, situados entre os ácinos secretores.

   As ilhotas pancreáticas são compostas por 2 células principais: célula beta produtora do hormônio insulina e célula alfa produtora do hormônio glucagon.

pancreas.png

Figura 14: Esquema anatômico do pâncreas, presente as ilhotas pancreáticas. (Fonte: https://traidapelopancreasblog.wordpress.com/2016/09/23/pancreas/).

PARAGÂNGLIOS

      Paragânglios são massas pequenas e nodosas de células epiteliais cuja origem embriológica é a crista neural, e contêm adrenalina e noradrenalina.

558292.gif

Figura 15: Ilustração onde é demonstrado alguns paragânglios. (Fonte: European Society of Radiology).

PÂNCREAS

      Órgão situado na parte dorsal da cavidade abdominal e está intimamente relacionado com a parte proximal do duodeno. É composto por um lobo direito, um lobo esquerdo e uma porção central, que é chamada do corpo do pâncreas e faz a união dos dois lobos.

WhatsApp Image 2022-10-21 at 13.34.26.jpeg

Figura 16: Pâncreas de um cão. (Fonte: KONIG. 2014).

GÔNADAS

      As gônadas são divididas em dois tipos, os ovários nas fêmeas e os testículos nos machos.

      Os ovários se formam e dão origem a partir do primórdio gonadal, que fica localizado na região lombar da face medial do mesônefro, e durante o desenvolvimento do animal há o desenvolvimento dos gametas e das células de suporte.

     Os testículos são órgãos pares que assim como os ovários também se originam a partir do primórdio gonadal. Sua localização é extra-abdominal nos mamíferos e na maioria dos casos no interior de uma bolsa cutânea  na região inguinal.

Figura 17: Órgãos genitais femininos de uma cadela. (Fonte: KONIG, 2014).

WhatsApp Image 2022-10-21 at 13.48.29.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-21 at 13.52.56.jpeg

Figura 18: Órgãos genitais masculino de um cão. (Fonte: KONIG, 2014).

REFERÊNCIAS

KONIG, H. E., et al. Anatomia dos animais domésticos. São Paulo. ARTMED. 2014.

RAMOS, M. F. C. A função da glândula pineal no tratamento de doenças | Colunistas. 2022. Disponível em: https://www.sanarmed.com/a-funcao-da-glandula-pineal-no-tratamento-de-doencas-colunistas-projetoq2-2022. Acesso em: 21 out. 2022.

UFVJM. Paratireoide. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://famed.ufvjm.edu.br/dissecarte/wp-content/uploads/2021/01/PARATIREOIDE.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

DRIELY, A., et al. Sistema endócrino: glândula tireoide. Disponível em: https://pt.slideshare.net/jacquelinegomes001/tireoide-anatomia-veterinaria. Acesso em: 21 out. 2022.

SANAR. Resumo sobre glândulas adrenais: anatomia, histologia, hormônios e doenças. Disponível em: https://www.sanarmed.com/resumo-sobre-glandulas-adrenais-anatomia-histologia-hormonios-e-doencas. Acesso em: 21 out. 2022.

BEATRIZ. Conhecendo o pâncreas. Disponível em: https://traidapelopancreasblog.wordpress.com/2016/09/23/pancreas/. Acesso em: 21 out. 2022.

EUROPEAN SOCIETY OF RADIOLOGY. Disponível em: https://epos.myesr.org/posterimage/esr/seram2014/124227/mediagallery/558292?deliveroriginal=1. Acesso em: 21 out. 2022.

CENTRALX. Glândulas Suprarrenais. 2018. Disponível em: https://www.atlasdocorpohumano.com/p/imagem/sistema-endocrino/glandulas-endocrinas/glandulas-suprarrenais/. Acesso em: 02 nov. de 2022.

bottom of page